Goiânia vai ganhar, ainda este ano, o Memorial Iris Rezende. A construção do novo espaço, que vai contar a trajetória pública e política de Iris Rezende, foi discutida pelo prefeito Rogério Cruz e as filhas de Iris, Adriana e Ana Paula Rezende, nesta segunda-feira (11/9), em reunião no Paço Municipal. O museu será implantado no Centro Cultural Casa de Vidro.
Na reunião, o prefeito Rogério compartilhou sua visão sobre o projeto, que tem um “significado histórico e cultural para a cidade de Goiânia”. “Iris foi um grande estadista. Logo, este memorial faz justiça ao seu legado e é o reconhecimento a alguém que dedicou sua vida a Goiânia”, disse.
Em seguida, Ana Paula Rezende destacou a importância do memorial, que terá um plano museológico e tem previsão de inauguração no dia 22 de dezembro, data em que seria o aniversário de Iris.
“Meu pai faria 90 anos em 2023, assim como Goiânia fará 90 anos em outubro. Por isso, estou emocionada em visitar o Paço Municipal, espaço que acolheu meu pai por tantos anos, para discutir esse projeto”, disse Ana Paula ao agradecer Rogério Cruz pela idealização do museu. “Prefeito, nossa família será grata para sempre”, completou.
O Memorial Iris Rezende será mais do que um espaço de homenagem. O local será educativo e interativo. O projeto inclui a instalação de painéis de LED, exposições temáticas, totens interativos, exibição de documentários, espaços imersivos e um ambiente dedicado à coleta de histórias pessoais daqueles que conviveram com Iris.
O deputado estadual Clécio Alves é o autor da lei que deu origem ao memorial. Além dele, outros 18 vereadores de Goiânia também destinaram emendas impositivas para financiar o projeto. “A mobilização em torno da construção desse memorial confirma a importância de preservar a memória do grande líder Iris Rezende”, comentou Clécio.
Rogério Cruz anunciou, durante o encontro, que a reforma da Casa de Vidro e as adequações para implantação do memorial serão realizadas Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra). “O memorial foi projetado para ser um espaço moderno em termos de tecnologia e recursos interativos, com detalhes semelhantes aos do Museu JK”, pontuou o prefeito.
Natural de Cristianópolis, Iris Rezende foi vereador, gestor de Goiânia por quatro mandatos, deputado estadual, governador em duas ocasiões, senador, ministro da Agricultura e da Justiça. Ao longo de mais de seis décadas de atuação na vida pública, ele desempenhou um papel fundamental na transformação de Goiás.
Fotos: Jucimar de Sousa
Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) – Prefeitura de Goiânia