A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social (Sedhs), promoveu no dia 6 de setembro uma roda de conversa sobre saúde mental no Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop), na Alameda Botafogo, região central da Capital. A unidade promove a acolhida provisória e o atendimento psicossocial para pessoas que utilizam as ruas como espaço de moradia ou sobrevivência.
O Centro Pop é uma casa de passagem que funciona no período diurno. O atendimento é realizado de segunda-feira à sexta-feira, das 7h às 16 h. A unidade fica localizada na Alameda Botafogo, número 68, Centro. O telefone para informações e contato é o (62) 3524-1104.
As psicólogas Isabel Clímaco e Carolina Bogado, dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps) do Novo Mundo e AD Casa (Álcool e Droga), respectivamente, abordaram o tema “Saúde mental da população em situação de rua em Goiânia”. Participaram da ação as equipes técnicas da unidade, educadores sociais e os usuários da política de assistência social.
De acordo com o coordenador da Gerência Especializada para Pessoas em Situação de Rua, Marcos Prado, o trabalho enfatizou a atenção ao usuário dos serviços ofertados no Centro Pop, além do trabalho dos servidores que atuam no local. “A saúde mental é fundamental e deve ser tratada com respeito. É importante reconhecer nossos profissionais pelo trabalho que fazem, especialmente na atenção básica, no contato com pessoas em situação de rua e na função que exercem no encaminhamento dessas pessoas”, destaca Prado.