A Diretoria de Saúde e Meio Ambiente do Trabalho da Assembleia Legislativa de Goiás promoveu, nesta quinta-feira, 22, testagem rápida de diagnóstico da covid-19 para os servidores da Casa de Leis. Foram realizados 496 exames, dos quais 25 apresentaram resultados reagentes.
Segundo o diretor-adjunto da Saúde e Meio Ambiente do Trabalho, o médico Eduardo Bernardes, os testes foram realizados para manter o controle da doença entre os funcionários. “A prevenção sempre é o melhor caminho, isso em todas as doenças. Quanto mais a gente trabalhar em prevenção, o custo empenhado humano, material e financeiro, será bem menor. Essa é a lição que nós temos que tirar”, pontua.
A ação também foi promovida na véspera do Carnaval, com o objetivo de identificar casos positivos e evitar a disseminação do vírus. Por isso, após a festividade, foi realizada uma nova testagem.
No pré-carnaval, 485 exames foram realizados, com 22 resultados positivos. Um percentual de 5% de positividade com relação ao número total. As amostras do antes e depois representam uma estabilidade do vírus entre os servidores. “Nós percebemos que o número de infectados ficou dentro da média”, finaliza Eduardo.
É importante dizer que a covid-19 é uma infecção respiratória aguda causada pelo coronavírus SARS-CoV-2, potencialmente grave, de elevada transmissibilidade e de distribuição global. Mesmo com o esquema vacinal completo, é preciso tomar alguns cuidados. Assim, é recomendado o uso de máscara em locais fechados, higienização das mãos e evitar grandes aglomerações.
Fonte: Agência Assembleia de Notícias