O prefeito de Goiânia, Rogério Cruz, realizou, nesta quinta-feira (7/9), a entrega da ampliação da rede de drenagem na Avenida C-107, localizada no Jardim América. A intervenção, um passo significativo na melhoria da infraestrutura da cidade, foi executada pela Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra), com o objetivo de resolver problemas crônicos de alagamento que há anos afetavam a região.
O principal destaque dessa obra é o aumento da capacidade da tubulação, que passou de 800 para 1,5 mil milímetros. Além disso, foram instaladas 22 baterias de bocas de lobo estrategicamente posicionadas, e a Rua C-190 recebeu uma nova pavimentação asfáltica. O projeto foi desenvolvido e executado com recursos próprios da administração municipal, com a conclusão em apenas 38 dias.
O prefeito Rogério Cruz enfatizou a importância desse projeto para a cidade e revelou o trabalho realizado para resolver os mais de 70 pontos de alagamentos em Goiânia. “Nesse trecho da Avenida C-107, que já foi palco de tragédias, melhoramos a capacidade da tubulação, que antes não suportava o volume de água. Com essa obra, a via oferece agora mais segurança e conforto à população de Goiânia”, afirmou, ao autorizar a volta do fluxo de veículos na via.
A revitalização da Avenida C-107 incluiu a instalação de nova sinalização horizontal e semáforos para garantir a segurança dos motoristas e pedestres. “Além disso, 22 baterias de bocas de lobo foram executadas e, resolveu de forma eficaz, o problema de alagamentos na região. Também foi instalado um guard rail em um dos bueiros para a proteção do local”, enumerou o titular da Seinfra, Denes Pereira.
Novo asfalto
A Rua C-190, que cruza com a Avenida C-107, também foi beneficiada com a obra e recebeu um novo asfalto e uma grelha de grande capacidade, projetada para escoar o fluxo intenso de água da chuva de maneira rápida.
De acordo com a planilha de obras da Seinfra, foram construídas uma descida d’água em concreto armado em direção ao Córrego Cascavel e um enrocamento para proteção da torre de alta tensão que passa pelo local. Ao todo, foram utilizados 48 metros cúbicos de concreto, construídos 200 metros de tubulação de 1,5 mil milímetros e 40 metros de galerias de 800 milímetros. Além disso, foram empregadas 130 toneladas de massa asfáltica para o recapeamento das vias C-107 e C-190.
A entrega da obra foi motivo de grande satisfação para os moradores da região. Vinicius José Severino, morador da Avenida C-107, expressou seu alívio. “A Prefeitura resolveu um problema antigo e crônico que causava transtornos e até mesmo tragédias. Não terá mais fatalidades aqui, e finalmente podemos viver com mais segurança e tranquilidade.”
Ladielson Oliveira Lima, que reside na Rua C-190, também comemorou os resultados da obra. “Nós moradores estamos felizes com a obra, por ter resolvido um problema do cruzamento das vias C-107 e Rua C-190”, comentou.
Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) – Prefeitura de Goiânia