Por que ter um site? Mesmo que não utilize para vender, por exemplo, a sua marca precisa estar presente no ambiente digital, seja para construir a credibilidade do seu negócio, seja para facilitar a experiência do usuário ao buscar por informações sobre a sua empresa. Tudo isso, sem a necessidade de realizar grandes investimentos para ter um site bonito e confiável.
Muitos gestores, porém, ainda ficam receosos em investir tempo e recursos para a criação de uma página na internet. Pensando nisso, preparamos um artigo completo destacando todos os motivos para ter um site. A seguir, vamos abordar os seguintes tópicos:
Como a internet tem crescido?
A internet está cada vez mais presente no dia a dia da população brasileira. De acordo com a pesquisa TIC Domicílios 2019, produzida pelo Centro Regional para o Desenvolvimento de Estudos sobre a Sociedade da Informação (Cetic.br), 79% dos brasileiros estão conectados à internet. Nada mal para um indicador que, uma década atrás, era pouco maior do que 41%.
O estudo mostra que, em média, o aumento do uso da internet foi de 3,3% ao ano. Esses dados confirmam uma tendência importante: os consumidores, dos mais diferentes perfis, estão conectados ao ambiente digital. Seja para conferir publicações nas redes sociais, seja para fazer um pedido via aplicativo de delivery, a internet está presente na rotina do brasileiro.
Outro dado importante é a forma como os usuários se conectam ao ambiente digital. Segundo um levantamento da Fundação Getúlio Vargas de São Paulo (FGV-SP), são 234 milhões de smartphones no Brasil e 108 milhões de notebooks e tablets. Ou seja, uma média de 1,6 dispositivo móvel por pessoa no país, o que reforça o tamanho da conectividade dos brasileiros.
Uma pesquisa da Hoopsuite, em parceria com a We Are Social, mostra que o Brasil é o segundo país a passar mais tempo na internet. Atrás apenas dos filipinos, os brasileiros passam, em média, quase nove horas e meia conectados à internet todos os dias. Boa parte desse tempo é gasto se relacionando com outros usuários, mas também, com empresas.
Sendo assim, é fundamental que toda marca também esteja presente nesses canais. Afinal, como ignorar números tão significativos e que ainda têm uma forte tendência de crescimento? Independentemente do ramo de atuação, do orçamento disponível ou de qualquer outra justificativa, é essencial acompanhar o crescimento do uso da internet e se fazer presente nesse ambiente.
Por que estar na internet?
A pergunta correta, na verdade, é: “por que a sua empresa ainda não está na internet?”. Com todos os números que listamos acima, é inviável não colocar a sua marca nos principais canais da rede. A sua loja não pretende vender online? Sem problemas, isso ainda não é uma justificativa válida para não criar um site e se fazer presente nas plataformas digitais.
Imagine que um cliente passou pela sua loja física, mas estava sem tempo para parar e olhar os produtos. No dia seguinte, um sábado, queria comprar um item que é especialidade do seu negócio, mas o endereço era um pouco distante da sua casa: só queria se deslocar se tivesse a certeza de que encontraria a sua loja aberta. Como ele poderia ter essa informação?
Fez uma pesquisa no Google e, pasmem, nenhum resultado apareceu. Nem mesmo um telefone para contato foi exibido nas páginas de busca. Na dúvida, foi ao shopping e comprou o mesmo item no seu concorrente. Já pensou quantas vendas podem ser perdidas, simplesmente, por não oferecer um site confiável com as informações mais importantes sobre o seu negócio?
Mais do que um espaço para abrir um e-commerce, por exemplo, ter um site é fundamental para se comunicar com o seu público. Quais são os canais oficiais de contato? Quais são os produtos disponíveis no seu catálogo ou, até mesmo, o horário de funcionamento e endereço? Ter essas informações reunidas em um site bonito e confiável é uma excelente forma de fortalecer a sua reputação.
Quais os principais motivos para ter um site?
Ainda não está convencido? Pensando nisso, listamos os 6 principais motivos para você deixar as dúvidas para trás e criar um site para a sua empresa. Confira!
1. Ter um cartão de visitas digital
Quando você desenvolve um site, está criando, na verdade, um cartão de visitas digital. Afinal, é por meio dele que o cliente pode conhecer mais sobre a sua empresa e conferir informações relevantes sobre o negócio. Quais são os produtos vendidos? Qual é a sua especialidade? Tudo isso deve estar presente no seu site.
A ideia é que, assim, os usuários possam se relacionar e humanizar a forma como enxergam a sua marca. Um site bonito é tão valioso quanto foi um cartão de visitas nos anos 70 e 80. É o primeiro ponto de contato e, como prega a expressão, a primeira impressão é, de fato, a que fica. Um layout ruim e uma experiência negativa podem acabar afastando um consumidor em potencial.
2. Construir credibilidade
O site também é uma maneira de construir credibilidade para a sua marca. O usuário passa a entender quem são as pessoas por trás daquele negócio, a forma como as operações são feitas, enfim, é uma forma de apresentar a sua empresa. Um site bem feito passa a mensagem de seriedade e de preocupação com as mínimas experiências que o usuário pode ter com seu atendimento.
Além disso, o consumidor pode se sentir muito mais seguro ao perceber que se trata de uma página bem cuidada. Especialmente para alguém que ainda não conhecia a sua empresa, é uma forma de se fazer presente. Uma simples busca no Google e o seu site é o primeiro a aparecer? Isso significa se tornar uma autoridade e referência na sua área, passando mais credibilidade.
3. Ter facilidade para ser encontrado
Uma empresa também deve fazer questão de aparecer para o mercado. Não há mais espaço para se esconder em um cenário de tanta competição pela atenção e os recursos dos usuários. Ao criar um site, você facilita que um consumidor em potencial encontre os canais para contato e possa prosseguir em sua jornada de compra, por exemplo.
Já pensou perder uma venda porque o cliente não encontrou um canal de contato para tirar uma dúvida sobre um produto do seu catálogo? Isso pode acontecer ao não centralizar todas as informações em um único endereço. Em tempos de concorrência elevada, é importante não dar a deixa para que o cliente procure outras opções.
4. Marcar presença online 24 horas
Quando a sua marca tem um site, isso significa que ela está presente para o seu público 24 horas por dia durante os sete dias da semana. Ao adicionar um chatbot, por exemplo, o usuário pode ter contato mesmo em horários fora do expediente da sua equipe. Essa é uma maneira de oferecer mais comodidade e melhorar a experiência de cada visitante.
5. Fortalecer a marca
Um site bem produzido também se torna uma forma de fortalecer a sua marca. O termo conhecido como brand awareness é potencializado ao proporcionar aos visitantes uma experiência positiva em suas páginas. Como falamos, a credibilidade acaba se reforçando com uma página de qualidade e isso se reflete na força que a sua marca tem no mercado.
6. Proporcionar ótimo custo-benefício
Além disso, o custo-benefício é mais um atrativo para o seu negócio criar um site. Afinal, não é preciso realizar muitos investimentos financeiros para ter uma página de qualidade. Dessa forma, mesmo sem prejudicar o seu orçamento, você pode oferecer uma experiência satisfatória aos usuários e, ao mesmo tempo, aproveitar todos os benefícios listados acima.
Como uma empresa especializada pode ajudar?
Nem sempre é possível ter o tempo ou a expertise para criar um site, não é mesmo? Afinal, como se decidir entre um layout ou outro? Qual dos botões conversa melhor com o seu público e tem mais chances de conseguir uma conversão? Todas essas respostas exigem análises e estudos que você pode não conseguir fazer sozinho. Melhor do que tentar ser independente é buscar ajuda de quem entende do assunto.
Sendo assim, procure por uma empresa especializada para otimizar todas essas etapas e garantir que o seu público possa acessar um site de qualidade. Do trabalho de registro de domínio até o design e layout das suas páginas, tudo pode ser feito por uma equipe de profissionais qualificados. Assim, a tendência é que o seu site seja, de fato, eficiente para os seus objetivos.
Mesmo que isso represente a necessidade de um investimento no momento, é melhor criar uma página de qualidade do que fazer um site apenas por fazer. É um erro que pode custar caro para a reputação da sua marca. Afinal, qual cliente vai confiar em um site desconfigurado, que não carrega na versão mobile e tem uma navegabilidade ruim? Procurar ajuda é sempre a melhor solução.
Em um cenário de alta competitividade, é cada vez mais importante fortalecer a presença online da sua marca. Além de todos os motivos listados acima, é preciso entender que a sua marca não pode se esconder. Enquanto o seu negócio não utiliza as plataformas digitais, os seus concorrentes estão criando mais estratégias para conseguir atrair os seus clientes.
Fonte: rockcontent – Gabriel Camargo