Major Dutra foi o primeiro orador da noite e iniciou seu discurso afirmando que as obras mais importantes do mundo são frutos do mérito coletivo e, no ofício diário de salvar vidas, não é diferente. Segundo ele, nesse sentido, os homens e mulheres homenageados representam toda a corporação e por isso foram escolhidos tanto veteranos quanto bombeiros novatos, todos servidores valorosos que contribuem com a sociedade.
“Essa homenagem muito nos engrandece e mantém acesa a chama da nossa motivação, tanto para os bombeiros militares quanto para os policiais militares. Então as nossas palavras são de gratidão, especialmente ao deputado Renato de Castro, mas também a todos os parlamentares e ao presidente da Casa, Bruno Peixoto”, afirmou Dutra.
Orgulho
Na sequência, o pastor Ailton Belizário, da Igreja Rompendo em Fé, proferiu oração abençoando os trabalhos da noite.
Renato de Castro lembrou que sua relação com as forças policiais militares vem desde o início da sua carreira política, ainda como vice-prefeito de Goianésia. Ele disse que, com o tempo, foi percebendo o risco a que os militares se expõem, diariamente, para manter a cidade de forma ordeira, de forma que o município cresça com tranquilidade.
Castro revelou que gostaria de homenagear todos os policiais que servem na cidade, mas não é possível. Sendo assim, foram escolhidos alguns para representar todos os integrantes das duas corporações. “Eu gostaria que vocês que estão aqui hoje se sentissem mais do que respeitados por mim, porque eu respeito o trabalho de vocês e acho que a nossa cidade de Goianésia tem orgulho das nossas forças policiais.”
Após a fala do deputado, os 15 oficiais e praças receberam a Medalha do Mérito Legislativo Pedro Ludovico Teixeira.
A major Ana Lúcia Cardoso, responsável por discursar pelos agraciados com a honraria, afirmou que a noite era de gratidão pelo recebimento da comenda. Ela disse que acompanha a trajetória de Renato de Castro muito antes dele ingressar na política. E recordou uma história ocorrida em Goianésia, quando ainda eram adolescentes, e que mostra um pouco da pessoa humana que ele é.
A bombeira militar revelou que o filho de uma vizinha muito humilde ficou paraplégico após sofrer acidente. Segundo ela, Renato de Castro, mesmo muito jovem, sempre ia visitar o rapaz acamado e ajudar a família. Ana Lúcia contou que a mãe do rapaz sempre comentava que Renato de Castro era uma bênção na vida dela e que um dos motivos que ainda mantinha o filho vivo era o carinho demonstrado pelo amigo.
Apoio
A militar agradeceu a homenagem recebida e ressaltou o apoio constante do deputado à corporação. Ela citou que as forças militares do Estado concorrem com o Distrito Federal, com relação à carreira e aos salários pagos. E sublinhou que muitos policiais deixam a corporação em Goiás, quando são aprovados nos concursos do Distrito Federal.
Segundo Ana Lúcia, os deputados estaduais, em especial Renato de Castro, vêm lutando pela valorização dos militares, pela instituição do plano de carreira e que os policiais sabem dessa disposição do Legislativo em busca de melhorar e deixar a carreira em Goiás mais atrativa. “A gente sabe que pode ser que não dê certo, pode ser que não seja aprovado este ano, mas a gente sabe da luta dos deputados, que sabem da importância de aprovar melhor o fluxo da carreira dos militares. Isso talvez seguraria o nosso efetivo, porque talvez Brasília deixasse de ser tão interessante se a gente tivesse uma carreira compatível, se a gente conseguisse competir com eles.”
Por fim, a militar voltou a agradecer o amparo que as forças policiais sempre tiveram da parte do deputado. “Nessa noite de gratidão, eu gostaria, em nome de todos, de agradecer esse reconhecimento, essa admiração, esse respeito. Você pode ter certeza que essa medalha é uma forma de materializar isso. E nós vamos guardar para sempre dentro de nossos corações”, afirmou.