A Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) marcou presença no 7° Seminário Goiano de Ouvidorias, realizado pelo Tribunal de Contas do Estado de Goiás (TCE-GO). A Casa foi representada pelo diretor-geral-adjunto, Tasso Honorato Júnior, e pela assessora-adjunta de Transparência e Acesso à Informação, Angel Jorge Pinto. O evento foi realizado na última quarta-feira, 25, na sede do TCE.
No encontro, foram discutidas metodologias e detalhadas ações de aprimoramento para gestão das ouvidorias. O seminário foi organizado pelo grupo Ouvidorias em Rede Goiás, que é coordenado pela ouvidora do Ministério Público do Estado de Goiás (MPGO), procuradora de Justiça Orlandina Brito Pereira.
“Nossa participação foi muito importante para troca de informações entre os participantes, visando sempre ao aperfeiçoamento da transparência, que é uma determinação do presidente da Casa, o deputado Bruno Peixoto (UB)”, avaliou Tasso Júnior. O diretor-geral-adjunto coordena o Portal de Transparência e a Ouvidoria do Legislativo goiano.
O presidente do TCE-GO, Saulo Mesquita, destacou a relevância das ouvidorias como meio de interação entre as instituições e a sociedade. Para ele, o encontro foi uma oportunidade de fomentar o controle social, com foco na transparência e no acesso à informação.
O Ouvidorias em Rede Goiás foi criado, em 2017, para que as ouvidorias dos órgãos goianos trabalhem de forma compartilhada e divulguem seus serviços que estão à disposição dos cidadãos para exercerem o seu poder de controle. Na avaliação da procuradora Orlandina Pereira, “o seminário é um aprendizado, porque aqui temos muitas pessoas com grande conhecimento”.
Ouvidor do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), Fabrício Motta destacou as três funções das ouvidorias: controle social, participação e a transparência. “Essa é uma luta contínua e permanente, um papel essencial de estimular os direitos do cidadão”, ressaltou.
Fonte: Agência Assembleia de Notícias